PDI - UFMS 2015-2019

O PDI: Metodologia

O Plano de Desenvolvimento Institucional PDI, será formatado aos moldes do Artigo 16 do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, no Decreto 6.303, de 12 de dezembro de 2007 e no atendimento às exigências legais para o recadastramento da UFMS junto ao MEC, ao mesmo tempo viabilizamos a sua construção como um instrumento que oriente o planejamento da universidade e possibilite o seu acompanhamento e avaliação.  Os eixos definidos são os seguintes:

 
1.       PERFIL INSTITUCIONAL
1.1 - Missão
1.2 - Histórico de implantação e desenvolvimento da instituição
1.3 - Objetivos e Metas da Instituição
1.4 - Área (s) de atuação acadêmica
 
2.       PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL
2.1 - Inserção regional
2.2 - Princípios filosóficos e teórico-metodológicos da área acadêmicas
2.3 - Políticas de Ensino
2.4 Políticas de Pesquisa e Pós-graduação
2.5 - Políticas de Extensão e Assuntos Estudantis
2.6 - Políticas de Gestão
2.7 - Responsabilidade social da instituição)
 
3.       IMPLEMENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO E ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA
3.1 - Cronograma de implantação de cursos de graduação, de pós-graduação, programação de cursos de extensão, programas de pesquisa
3.2 - Plano para atendimento às diretrizes pedagógicas
3.3 - Inovações, especialmente quanto à flexibilidade dos componentes curriculares
3.4 - Oportunidades diferenciadas de integralização dos cursos
3.5 - Avanços tecnológicos
 
4.       CORPO DOCENTE
4.1 - Requisitos de titulação
4.2 - Experiência no magistério superior
4.3 - Os critérios de seleção e contratação
4.4 - Políticas de qualificação, plano de carreira e regime de trabalho
4.5 - Procedimentos para substituição de professores do quadro
4.6 - Cronograma de expansão do corpo docente
 
5.       CORPO TECNICO/ADMINISTRATIVO
5.1- Os critérios de seleção e contratação
5.2 - Políticas de qualificação, plano de carreira e regime de trabalho
5.3 - Cronograma de expansão
 
6.       CORPO DISCENTE
6.1 - Formas de acesso
6.2 - Programas de apoio pedagógico e financeiro
6.3 - Estímulos à permanência
6.4 - Organização estudantil
6.5 - Acompanhamento dos egressos
 
7.       ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
7.1 - Estrutura organizacional
7.2 - Organogramas
7.3 - Órgãos colegiados: competências e composição
7.4 - Órgãos de apóio às atividades acadêmicas
7.5 - Autonomia da IES em relação à mantenedora
7.6 - Relações e parcerias com a comunidade, instituições e empresas
 
8.       AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
8.1 Metodologia de auto-avaliação
8.2. Formas de participação da comunidade universitária, incluindo a atuação da Comissão Própria de Avaliação CPA
8.3. Formas de utilização dos resultados das avaliações
 
9.       INFRA-ESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES ACADÊMICAS
9.1 - Infra-estrutura física
9.2 - Infra-estrutura Acadêmica: laboratórios de informática; laboratórios específicos; biblioteca, etc.
 
10.    ATENDIMENTO ÀS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS OU COM MOBILIDADE REDUZIDA
 
11.    DEMONSTRATIVO DE CAPACIDADE E SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA.
11.1  Planejamento econômico-financeiro: demonstrativo de receita e despesas

 


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Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul